https://plus.google.com/110237975338519679407/posts/FLuoZ3q9UKQ

terça-feira, 1 de abril de 2014

DITADURA NUNCA MAIS!


DITADURA NUNCA MAIS!
Há 50 anos, o governo de João Goulart, democraticamente eleito, foi vítima de um golpe de estado urdido com forte participação da embaixada americana, de setores importantes do empresariado, de políticos de direita, e com o apoio de setores expressivos da grande imprensa.
Durante 21 anos, de forma crescente, foram suprimidos os direitos à cidadania; parlamentares democratas foram cassados; e organizações sociais e políticas resistentes à ditadura foram duramente reprimidas com a utilização de instrumentos bárbaros, como a tortura e o fuzilamento sumário de ativistas que lutavam em defesa da liberdade e da democracia.
Apesar deste quadro dantesco, a resistência e a luta pela democracia nunca deixaram de existir. Inicialmente pela ação de grupos clandestinos, e pela atuação dos exilados.
Não são poucos os setores da sociedade brasileira que fizeram uma autocrítica de sua participação no golpe de 64. No entanto, embora as Forças Armadas estejam, hoje, profissionalizadas e distantes da esfera política, ainda há “bolsões” fascistas, sobretudo entre militares reformados, como revelam constantes manifestações do Clube Militar.
Também entre empresários e setores minoritários da sociedade ainda existem as chamadas “viúvas” da ditadura. Registro aqui que a grande imprensa, embora estampe manchetes se referindo de maneira crítica ao golpe de 64, nunca fez uma autocrítica profunda, aberta e ao alcance da sociedade brasileira. Ao não reconhecer seus graves erros, a grande mídia expõe sua arrogância e sua postura imperial.
Felizmente, a imensa maioria da população brasileira abraçou a democracia e apoia a Constituição cidadã de 1988. Este comportamento nos assegura que a democracia brasileira segue um caminho firme e seguro.
E, como fruto dos avanços democráticos, o Brasil vive hoje um ambiente com mais igualdade e de fortalecimento da cultura de direitos à cidadania.
Por tudo isso,
DITADURA NUNCA MAIS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário